Inglês2018-10-23T16:19:11+00:00

Inglês

É fato que a popularidade da língua inglesa vem crescendo no mundo – uma tendência que começou no final do século XIX. No antigo modelo social, herdado do Império Britânico, ter proficiência em inglês significava fazer parte da selecionada elite que tinha instrução. No mundo globalizado da atualidade, o conhecimento desta língua abrange todos que têm acesso à educação formal. O inglês tem papel essencial nas relações econômicas, é usado como língua comum nos ambientes políticos, está presente no conhecimento disponível na internet, domina a mídia internacional e caminha lado a lado com a revolução tecnológica. O domínio da língua inglesa está deixando seu lugar de língua estrangeira nos currículos e entrando para a lista de habilidades básicas, o que ocasiona profundas mudanças em quem está aprendendo inglês, seus motivos e necessidades.

> Da Educação Infantil (G4) ao final do Ensino Médio;

> Aulas semanais;

> Desenvolvimento das habilidades linguísticas essenciais para o aprendizado de língua estrangeira: falar, compreender e escrever.

Educação Infantil e
Ensino Fundamental I

Ênfase à prática oral expondo os alunos aos sons e à musicalidade da língua, encorajando a produção de palavras, frases, textos curtos, rimas e canções.

Brincadeira e aprendizado: nas séries iniciais, as atividades didáticas das aulas priorizam o lúdico, a interdisciplinaridade e a coerência com o universo infantil, de modo que o acesso à língua acontece de maneira espontânea e natural.

Divisão de grupos: é feita de forma aleatória e varia periodicamente, atendendo às necessidades observadas a cada semana. Características próprias dessa faixa etária permitem interações produtivas a todos os sujeitos das relações.

Ensino Fundamental II e
Ensino Médio

Considerando a experiência dos alunos: os alunos vêm de experiências sociais e têm ambições variadas, o que torna as salas de aula cada vez mais diversas no que diz respeito a níveis de proficiência. O aprendiz está inserido em um mundo de incontáveis recursos e possibilidades de comunicação com nativos e falantes de inglês via textos, vídeos, notícias em tempo real, jogos, conversas online entre outros.

Divisão de grupos: os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio são agrupados segundo sua proficiência no idioma, de modo a desenvolverem as especificidades de conceitos e procedimentos curriculares em interações irrestritas, que não se limitam a barreiras impostas por diferentes habilidades linguísticas. Essa abordagem possibilita o aprendizado com seu semelhante e permite que os professores foquem, simultaneamente, em necessidades comuns e personalizadas, no que se refere às práticas em sala de aula e seleção de recursos.