Espanhol2018-10-23T16:20:07+00:00

Espanhol

O Espanhol é a segunda língua nativa mais falada no mundo, perdendo em número de falantes nativos apenas para o chinês (mandarim). Daí a importância desta língua estrangeira no nosso sistema educacional, uma forma de apropriar nossa cultura e elevar o nível de conhecimento de nossa Educação.

A língua espanhola é uma necessidade dentro do contexto educacional brasileiro, já que o Brasil tem laços com países hispano-americanos, não somente por questões comerciais (MERCOSUL), que foram o ponto de partida para o fortalecimento da língua, mas também por questões sociais e políticas. Nosso país é rodeado por nações que falam espanhol, e ter comunicação fácil com nossos vizinhos viabiliza o acesso a essas culturas.

Os pontos de contato entre o espanhol e o português favorecem também uma aproximação mais imediata ao idioma estrangeiro, permitindo desde muito cedo que nossos alunos tenham acesso a textos retirados de documentos de uso cotidiano de hispano-falantes, com certo grau de complexidade. Essa facilidade possibilita aos estudantes uma motivação extra, já que conseguem fazer uso do idioma ainda em estágios iniciais da aprendizagem.

Neste contexto, adotamos o ensino da língua espanhola visando contribuir para que o processo educacional de nossos alunos seja enriquecido, compreendendo que é fator de inclusão social, proporcionando mais oportunidades de cunho comercial, econômico, cultural, acadêmico e pessoal.

Organização

O Espanhol é ministrado na 1ª e na 2ª série do Ensino Médio. Ao longo desses dois anos, são contempladas as habilidades linguísticas essenciais para o aprendizado de uma língua adicional: falar, compreender e escrever.

1ª e 2ª série do
Ensino Médio

É competente em uma língua adicional o indivíduo estrangeiro que, em situações de comunicação autênticas, compreende o que ouve e lê, comunicando-se eficientemente. As quatro habilidades são trabalhadas em aula por meio de material atual e cultural, de forma a fornecer a nossos alunos experiências autênticas e verossímeis para que sejam significativas dentro de sua realidade.

Como acontece no ensino do Inglês, o trabalho com a gramática está conjugado ao contexto da comunicação. A gramática é ferramenta intrínseca da construção de textos e é assimilada naturalmente com a prática da língua.